segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

VII FEIRA DO LIVRO USADO



<    Está a decorrer a recolha de livros usados para posteriormente se realizar a VII edição da Feira do Livro Usado. Aproveita para rentabilizares aqueles livros que te ofereceram e que nunca lerás...ou para te livrares dos que já não são para a tua idade! Quem sabe se não serão a praia de outros?
         A feira realiza-se anualmente com o objetivo de angariar fundos para a biblioteca escolar;
<Toda a comunidade escolar pode participar, quer na entrega de livros, quer na sua venda;
<No dia da Feira, todos os alunos são convidados a participar, acompanhados da respetiva professora de Português ou, na sua ausência, de outro professor que assim o deseje;
<A presença dos Pais/Encarregados de Educação é sempre bem-vinda;
<Os livros custam 1 euro ou 0,50 cêntimos, consoante o estado de conservação e o ano de publicação;
<Pode também realizar-se troca de livros (em bom estado), procedendo-se da seguinte forma: o aluno entrega 2 livros e tem direito a escolher 1 dos que estiverem disponíveis na Feira;
<Para realizar a troca, serão dados, pela professora de Português, vales correspondentes ao número de livros entregues;
<Caso o aluno em questão não goste dos livros disponíveis, o vale, depois de assinado pela professora, será válido para a Feira do Livro Usado do ano seguinte;
<Os alunos devem solicitar, junto dos Pais/Encarregados de Educação, a autorização necessária para entregar os livros na Feira.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013


O túmulo Dourado
        Era noite na cidade de Tavira, noite e já tarde, toda a cidade dormia. No silêncio da casa do Damião ouviu-se um estrondo gigante. Parecia algo a cair. Novo como era e cansado como estava, Damião, de oito anos, dormia profundamente e não acordou com aquele estrondo gigante, aliás, ninguém acordou...
       No dia seguinte, num sábado, Damião saiu da cama mais tarde que o habitual, pois na noite anterior ficara a ler e a ver televisão até mais tarde. Foi ao quintal e viu uma caixa de cartão gigante no jardim da sua mãe. De imediato, foi chamar os pais:
       -Pai, mãe, venham ver isto, rápido! É urgente!
    Os seus pais interromperam as tarefas que estavam a realizar e foram disparados ao quintal.
      -Olhem, é uma caixa!? Vamos ver o que está lá dentro!- exclamou o pai admirado e confuso ao mesmo tempo.
       - Que grande! Deve ter caído durante a noite, e logo no meu jardim! Lá se foram as minhas flores...-exclamou a mãe admirada, mas aborrecida.
       - Abram! Depressa!- disse Damião, ansioso.
       - Calma, vou buscar a minha tesoura para cortar a fita-cola!- disse o pai desesperado...
       -Olhem, é um túmulo. E Dourado... Vamos telefonar ao museu da cidade o mais depressa possível. Isto é uma antiguidade valiosíssima!-exclamou o pai ao abrir a caixa.
       Um camião chegou imediatamente a casa de Damião. Levaram o túmulo para o museu da cidade de Tavira.
 O túmulo ficou numa caixa de vidro com uma placa a dizer:«Descoberto na casa de Damião Pereira da Silva no ano de 2012.».
 Matilde Garcia - 5º B
                                                    

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Concurso Nacional de Leitura - fase escola

No dia 9 de janeiro teve lugar na nossa escola a primeira fase do Concurso Nacional de Leitura. Dos vinte e três alunos inscritos, compareceram catorze corajosos que vieram mostrar o que sabiam sobre as obras A Lua de Joana e o Mundo em que Vivi, de Maria Teresa Maia Gonzalez e Ilse Losa, respetivamente. Para todos eles, os nossos parabéns!









As vencedoras desta fase do Concurso Nacional de Leitura foram a Mariana Afonso (9.º C), que é uma veterana nestas andanças, sendo já o terceiro ano que representa muito dignamente a nossa escola na fase regional; a Catarina Reis (8.º B) que aceitou, muito relutante, o desafio, mas acabou por vencer, e a Inês Horta, que também já brilhou, no ano passado, na fase regional. Boa sorte para todas e … quem sabe se não é este ano que vamos a Lisboa apoiar uma delas?! Ficamos todos a torcer por isso…

leva-o para casa

Suzanne Collins é autora de literatura infantojuvenil e argumentista de programas televisivos infantis, nomeadamente para a Nickelodeon. 
A Biblioteca já tem para empréstimo o livro " Os jogos da fome- Livro II- Em Chamas".

Conspirações todo o ano

               12 MESES, 12 LIVROS

Chegou à nossa Biblioteca uma das romancistas australianas de maior sucesso : Gabrielle Lord. Agora já podes ler algumas das aventuras de Callum Ormond, o fugitivo de 16 anos. " Conspiração 365" é uma coleção de 12 livros, cada um associado a um mês  Boas leituras!