segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

DIA DE REIS


Segundo a tradição cristã, foi no dia de reis que o menino Jesus recebeu a visita de três reis magos, vindos do oriente, trazendo presentes. Não se sabe exatamente quem ofereceu o quê, mas Baltazar, Belchior (ou Melchior) e Gaspar vieram carregados de ouro, incenso e mirra, presentes de enorme significado, pois o ouro era um presente para a realeza, o incenso para sacerdotes e a mirra para um profeta.


Em Portugal ainda se cantam as Janeiras na Noite de Reis, de dia 5 para 6 de janeiro, sobretudo nas vilas e aldeias do país, quando grupos saem à rua dedicando músicas aos donos das casas e, em troca, recebendo oferendas de comida e vinho. Os cantares eram (e ainda são) maioritariamente religiosos, mas pelo meio estes grupos foram adicionando estrofes em louvor dos anfitriões…


Em Portugal também existe a tradição de, neste Dia de Reis, comer uma romã, e cortar a sua coroa, que deve ser guardada juntamente com uma moeda no fundo de uma gaveta, para que o dinheiro nunca se acabe e a casa tenha fortuna. Esta tradição terá raízes pagãs, porque a romã é um fruto associado à fertilidade e, logo, à abundância e à prosperidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário