segunda-feira, 27 de maio de 2024

Somos todos super-heróis

        PARABÉNS, LIA! Um texto que todos deveriam ler... É um orgulho ter este teu texto no nosso "cantinho".

  Às vezes, olhamos para os heróis dos filmes e livros e pensamos: “Wow, como gostariade ter aquele superpoder!” ou “Ser reconhecido como aquele super-herói seria incrível”. Para se ser um super-herói é preciso ter algumas características, claro, mas, e se eu dissesse que qualquer um de nós pode ser um super-herói?
         Assim como o Batman, o homem-aranha ou a supermulher, termos poderes que nos levitam ou que nos permitem escalar paredes, infelizmente é impossível. Mas quem é que disse  que para sermos super-heróis precisamos disto? Creio que todos nós podemos escrever a nossa história e protagonizarmos o papel de herói, desde que saibamos interpretar esse mesmo papel.
        Em meu entender, para passarmos neste “Casting” são requeridos alguns pontos: ser autocrítico, solidário, levantar-se todos os dias da cama e pensar “Sou capaz!”, e acima de tudo ser-se corajoso, mas isso todos nós deveríamos fazer. Se pensarmos bem, nos dias de hoje existem muitas pessoas que já conseguiram este papel, desde bombeiros e enfermeiros até aos nossos entes mais queridos. Os profissionais que todos os dias trabalham arduamente para salvarem a vida das pessoas, não são heróis? Ou os professores que todos os dias dão tudo aquilo que têm, e até um pouco mais, para ensinarem as crianças, não são heróis? Ou as pessoas que passam a maior parte do seu dia atrás de um balcão para atender as nossas necessidades, e que muitas das vezes forçam um simples sorriso que já pode alegrar o nosso dia, não são heróis? E o nosso pai, que nos trocou uma lâmpada fundida e que nos ajudou com os TPC? E a nossa mãe, que apesar de nos dar um sermão ou outro, nos deixa lamber a colher da massa do bolo, não são heróis? Todos nós podemos ser heróis, e todos nós somos diferentes e é por isso que a principal característica para nos tornarmos num, é a força de vontade, movida pelo amor. 

Quem corre por gosto não se cansa,não é verdade?
Portanto, para se ser um herói, não são precisos superpoderes, mas sim força de vontade e amor. Todos nós podemos ser um herói e todos nós podemos ter o nosso herói, mesmo que ele apenas saiba trocar uma lâmpada fundida.

Lia Palma, 9ºD                                                             24/04/2024

2 comentários:

  1. Que texto maravilhoso Lia ❤️ minha heroína, inspiradora. Desejosa de um dia comprar um livro escrito por ti. Parabéns pela pessoa que te estás a tornar.

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns, caríssima escritora lusitana!
    Nesta viagem, que dura há quase dois anos, estamos prestes a chegar "à nossa Índia". Tem sido um prazer tê-la na tripulação, um elemento tão genuíno, entusiasmado e entusiasmante, colaborante, único!
    Outras viagens, "outras Índias" surgirão, por vezes, com condições meteorológicas favoráveis à navegação, outras, com algumas adversidades; contudo, como heroína que é, dobrará todos os cabos que possam surgir, e alcançará a terra tão desejada!

    Até sempre.

    Um abraço da Prof.ª Sylvie.

    ResponderEliminar