domingo, 28 de fevereiro de 2010

A LUA DE JOANA


A LUA DE JOANA
“Percebi que os sorrisos servem para uma data de coisas, como por exemplo para tapar buracos que aparecem quando o mar das palavras se transforma em deserto” pág.31

No meio do quarto de Joana há uma lua suspensa do tecto por uma corrente, um baloiço imaginado e construído só para Joana… quando quer pensar, coloca o baloiço em posição de quarto crescente e quando está triste roda-o para quarto minguante e ali se senta… até que a tristeza lhe passe.

Autor do mês de Março

A Biblioteca continua com a actividade "Autor do mês". Para participares deves ler o livro "A lua de Joana" e resolver os enigmas propostos. Pede-os na tua biblioteca e participa!


(BIOGRAFIA)
Escritora portuguesa nascida em 1958, em Coimbra.
Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Franceses e Ingleses, na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.
Aos 24 anos começou a dar aulas de Língua Portuguesa, actividade que manteve até 1997, tanto em escolas oficiais como em particulares. Também leccionou Inglês e Francês.
Paralelamente, iniciou em 1989 carreira como escritora de literatura juvenil, sendo a co-autora, com Maria do Rosário Pedreira, da colecção
O Clube das Chaves, que já deu origem a mais de vinte livros. O primeiro livro intitulava-se O Clube das Chaves Entra em Acção e foi com ele que ganharam um concurso literário organizado pela editora Verbo.
Maria Teresa Maia Gonzalez escreveu também alguns livros a solo, como A Lua de Joana, onde aborda o problema da toxicodependência entre os jovens. O livro fez um grande sucesso, ultrapassando as 17 edições em Portugal, e foi traduzido na Albânia, Alemanha, Bulgária e Espanha.
A solo lançou também a colecção
Profissão Adolescente, assim como as peças de teatro Os Herdeiros da Lua de Joana, O Amigo do Computador e A Rapariga Voadora
, na colecção Um Palco na Escola.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

FEIRA DO LIVRO

Durante a próxima semana (1 a 5 de Março) podes adquirir livros com desconto, na tua Biblioteca. Visita-a e... faz do livro um amigo!


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

LER É...


...bom, porque podemos aprender e entrar na fantasia.

Cíntia Rodrigues – 5.ºG

...entrarmos num mundo diferente e sentirmos paz dentro de nós.

Beatriz Traguedo . 6.ºA

...entrar no mundo da imaginação, onde se pode fazer e aprender tudo o que passa as margens do impossível.

Catarina Reis – 5.ºD

...uma fonte de imaginação e aprendizagem.

Ana Carolina Martinho – 5.ºD

...uma melodia que acaba de chegar.

Nicole Pereira – 5.ºC

...uma coisa especial.

Marco Neto – 5.ºC

...sonhar.

João Vargas – 5.ºG

...uma actividade, é bom para passar o tempo e faz bem à cabeça.

Isilda Luís – 5.ºC

...um bem essencial para a nossa vida.

Ruben Daniel – 5.ºC

...importante e divertido.

Ana Carina – 5.ºC

...descobrir aventuras, dramas, comédias, sonhos…

Carolina André – 5.ºD

...entrar em acção na imaginação.

Tiago Gonçalves - 5.ºD

...conseguir ver coisas impossíveis.

Inês Soares – 5.ºD

...extraordinário, porque torna a nossa imaginação muito fértil.

Luís Messias – 5.ºC

...essencial para aprender e crescer.

Tomás Alves – 5.ºC

...uma coisa que eu gosto de fazer.

José Albino – 5.ºC

...um prazer, tal como viver!

Margarida Mello – 5.ºA

...um privilégio.

Margarida Gomes – 5.ºA

...viver...

Carolina Mascarenhas – 5.ºA

...uma aventura sem fim.

Diogo Guerreiro – 5.ºD

...uma coisa divertida.

João Silva – 5.ºD

...um prazer!

Frederico Vieira – 5.ºA 

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010



Porque há temáticas que são intemporais, aqui fica um poema de um algarvio, cauteleiro e pastor de rebanhos... António Aleixo


Embora os meus olhos sejam
os mais pequenos do mundo
o que importa é que eles vejam
o que os homens são no fundo

Que importa perder a vida
na luta contra a traição
se a razão mesmo vencida
não deixa de ser razão

Vós que lá do vosso império
prometeis um mundo novo
calai-vos que pode o povo
querer um mundo novo a sério

Eu não tenho vistas largas
nem grande sabedoria
mas dão-me as horas amargas
lições de filosofia

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

reutilização de materiais


TRAZ OUTRO LIVRO TAMBÉM !!!!!

A BIBLIOTECA da ESCOLA ACEITA DVDs, CDs, REVISTAS, LIVROS, JORNAIS SEMANÁRIOS, BANDA DESENHADA…que já não uses em casa...há sempre alguém para usar o que já não te é útil...recicla, reutiliza, renova!!!

COLOCA A TUA OFERTA NA CAIXA-BAÚ, NA PORTARIA…


ADIVINHA QUEM VEM CONTAR


“Adivinha quem vem contar… é uma actividade das Bibliotecas Escolares do Agrupamento Vertical de Escolas D. Manuel I, desenvolvida com o intuito de aproximar os elementos da Comunidade Educativa à volta de histórias, contos e outras narrativas da tradição oral. Está aberta à participação de pais e outros familiares, bem como a todos os docentes e assistentes operacionais do nosso Agrupamento.


Promover o livro e despertar o gosto pela leitura é o propósito desta actividade através da partilha de momentos de leitura e conto, recuperando tradições, memórias e afectos.


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

sábado, 13 de fevereiro de 2010

DUAS VIDAS PARA AMAR-TE

Saberás que não te amo e que te amo
posto que de dois modos é a vida,
a palavra é uma asa do silêncio,
o fogo tem uma metade de frio.

Eu te amo para começar a amar-te,
para recomeçar o infinito
e para não deixar de amar-te nunca:
por isso não te amo ainda.

Te amo e não te amo como se tivesse
em minhas mãos as chaves da fortuna
e um incerto destino desafortunado.

Meu amor tem duas vidas para amar-te.

Por isso te amo quando não te amo


e por isso te amo quando te amo.

Pablo Neruda

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

20 anos de liberdade


Faz hoje vinte anos que Nelson Mandela, símbolo da reconciliação e do perdão, deixou a prisão.
Hoje ele caminhará pelos corredores e visitará as celas da prisão de Victor Verster como um homem livre. Aos 91 anos, precisará de apoio durante o percurso simbólico de 500m. Será mais um acto de um líder que soube usar o perdão e a paciência para combater o apartheid - o regime de segregação racial na África do Sul, entre 1948 e 1994.
Durante parte do tempo na cadeia, Mandela cultivou o hábito de ler poemas. Tinha preferência por um deles, intitulado Invictus, de autoria do britânico William Ernst Henley. "Eu sou o dono e senhor de meu destino. Eu sou o comandante de minha alma", afirmam os versos recitados pelo sul-africano atrás das grades.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

NASCEM NUTEIXOS NA BIBLIOTECA

No dia 8 deste mês, as turmas do 5ºC e 6ºD tiveram o privilégio de participar na actividade dinamizada pela Susana, no âmbito do Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte, Contos do Mago. Aqui, tão sabiamente, Susana soube levar estas crianças até à ilha do Barril, onde puderam descobrir os segredos dos Nuteixos, seres mágicos que nascem da fusão de fateixas com a Duna Nuna, tal como se fundiam os homens no cerco do atum com as águas da Ilha de Tavira. Foi lindo de se ver!!



"A duna sentiu comichão provocada pelos pezinhos destas aves sobre o seu corpo de areia móvel. Mas foi quando o Mago pisou a praia que aconteceu algo de extraordinário: Duna Nuna transformou-se não num mas em centenas de Nuteixos, um por cada fateixa que acarinhava."

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Por cá "Bullying", pela ACTA


Bullying, pela Companhia de Teatro do Algarve
Nos dias 1 e 2 de Fevereiro a Companhia de Teatro do Algarve esteve na nossa escola ( com 2 sessões em cada dia) com um espectáculo pertinente nos dias correntes.Trata-se de um espectáculo sobre a problemática da violência, que tem vindo a obter dimensão e relevância no meio escolar. O que é proposto com este trabalho - na linha dos anteriores O Longo Sono da Heroína e o Nexo dos Sexos -
é uma reflexão sobre tal problemática, a partir de situações tipo, enquadrada pelo jogo dramático. Este, desenvolvido numa feição interactiva, permitiu ao aluno assumir a função de professor ou de pai ou de contínuo ou de membro da Comissão Executiva... Temáticas como a da agressão física, agressão verbal ou indisciplina foram abordadas e desenvolvidas numa feição que visou promover a reflexão entre o próprio sujeito/objecto do fenómeno em causa.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Enigma do mês- Alice Vieira


Durante o mês de Fevereiro podes participar no passatempo "Enigma do mês", sobre a escritora Alice Vieira. Só tens de responder aos enigmas propostos (solicita-os na tua Biblioteca) e coloca as respecticas respostas na caixa destinada para o efeito.


Para te poderes habilitar ao prémio final, não te esqueças de participar mensalmente. No mês de Junho, será anunciado o vencedor: o aluno que tiver, no total das quatro participações, o maior número de pontos.


Para acompanhares o teu desempenho (e o dos outros concorrentes!) consulta a tabela que será publicada mensalmente, na Biblioteca.


Para responderes aos enigmas, deves procurar na Biblioteca, informações sobre a sua biografia e bibliografia e ler o livro «Úrsula, a maior».


Boa sorte e …boas leituras!!