segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

O DIA EM QUE O MAR DESAPARECEU

 

      



   Um dia estava sentada na areia e vi uma família de seis  pessoas.  Nessa família estavam duas crianças a comer umas bolachas e… Deitaram o pacote para o chão! Eu fiquei bastante  chateada por as crianças terem cometido aquele erro, mas também por os pais não terem dito nada. O tempo foi passando e cada vez havia mais lixo na praia: pacotes de sumo,  de bolachas e até pedaços de plástico. Quem passava por aquela “lixeira” ficava sempre a pensar em quem teria feito aquilo. Eu, bem triste, fui para casa, sabendo que iria voltar para lá no dia seguinte.

         Na manhã seguinte despachei-me rapidamente e, como morava lá perto, podia ir sozinha à hora que queria. Fui a correr e quando lá cheguei, deparei-me com uma tragédia… O mar tinha desaparecido. Caiu-me uma lágrima... estava triste e chateada ao mesmo tempo, triste porque o mar tinha desaparecido e chateada porque as pessoas estavam a maltratar as praias.

        -Hey, estás aqui? –disse uma voz que vinha de trás de mim.

         Virei-me e vi que era uma amiga minha.

         -Olá… -respondi eu, ainda triste.

         -O que se passa?- perguntou ela a aproximar-se a mim.

         -O mar desapareceu…

         Ela olhou para onde supostamente estava o mar e disse:

         -Não acredito…! Temos de fazer alguma coisa!

         -Eu sei… Mas o quê?- Perguntei-lhe.

         -Deixa-me pensar…-disse ela, pensativa. - Já sei! Podemos falar com alguns presidentes da câmara, rádios… também podemos fazer cartazes com um número de telefone para as pessoas ligarem se estiverem interessadas. O que achas?

        -Boa ideia! Podemos começar já hoje, se não te importares, óbvio! 

         -Está bem, começamos já hoje!

       Eu tratei dos cartazes e de ir falar com os presidentes, e ficou tudo combinado. Eles iriam falar com os habitantes da cidade, para os comunicar sobre o novo acontecimento.

       Enquanto isso, a minha amiga falou com algumas estações de rádio. Nós tínhamos combinado por telefone que também poderíamos ir às escolas.

         No dia seguinte, conseguimos reunir mais ou menos 1500 pessoas. Algumas pessoas foram de barco para limpar o alto mar e outras ficaram na terra, para limpar a costa.

      Passadas muitas horas, o mar estava completamente limpo.

      -Estou tão feliz de voltar a ver esta praia limpa!- Disse eu muito feliz.

       -Obrigada por nos ajudarem!- dissemos as duas  em coro.

       -De nada!!!- Disseram os voluntários, felizes por terem ajudado.

                                Carolina Diogo, 5ºB

 

Sem comentários:

Enviar um comentário