quinta-feira, 30 de janeiro de 2014



BIBLIOTECA DA ESCOLA DA ESTAÇÃO



Os alunos da turma A do 1º ano foram à biblioteca da Escola da Estação para ouvirem ler a história Todos no Sofá, escrita por Luísa Ducla Soares e ilustrada por Pedro Leitão.
Numa leitura partilhada, aqui e ali, todos leram as palavras escritas com as letras que já tinham aprendido na sala de aula. A leitura em voz alta foi salpicada a várias vozes com palavras como: rato, pato, vaca, burro…
Ao ritmo das rimas foram contando até dez, tantos quanto os amigos sentados no sofá. Por fim, foi a vez de contarem por ordem decrescente, todos juntos!


As turmas do 4º ano participaram no projeto Grandes escritores, pequenos grandes leitores, que este mês abordou a obra de José Saramago. Após o visionamento de um ppt biográfico e depois de escutarem a leitura de um excerto do livro As Pequenas Memórias, os alunos de todas as turmas ficaram a compreender melhor a distinção entre: nome, apelido, alcunha e pseudónimo. Saramago
Em simultâneo, esteve patente uma breve exposição de algumas obras do autor, onde se incluíram livros para adultos traduzidos noutras línguas, representando a importância e o reconhecimento de Saramago no mundo.

 A turma B do 4º ano foi à biblioteca escolar, na passada semana, para responder aos desafios que José Saramago foi lançando na sua obra A Maior Flor do Mundo.
“Vou ou não vou?” foi a questão a que alguns tiveram de responder. Disseram aos colegas onde iriam e qual o objetivo dessa caminhada, passeio, viagem…
“… poderás contá-la de outra maneira…” diz Saramago aos leitores. A proposta de contar a história por outras palavras, introduzir outros elementos, personagens ou escolhendo outro final foi o que fizeram a Joana, a Madalena, a Margarida e a Ana Paula.
Por fim, todos foram dizendo algo que fariam e que fosse maior do que eles mesmos, desde proteger a Mãe Natureza; ajudar crianças com fome; cuidar dos idosos e doentes, até aos grandes jogos de futebol dos campeões do 4º B, tudo foi permitido. Afinal, os sonhos são sempre grandiosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário