quinta-feira, 28 de março de 2019

Alunos de PLNM

O Agrupamento foi-se transformando ao longo dos anos num espaço multicultural, havendo alunos de várias nacionalidades e falantes de outras línguas.
Perante esta população escolar linguisticamente heterogénea, a disciplina de Português Língua Não Materna vem dar resposta às necessidades específicas destes alunos, desenvolvendo as competências linguísticas necessárias à integração efetiva dos alunos no Currículo Nacional. Sob a orientação da professora Elisabete Melita, os alunos de PLNM redigiram, em bom português, os textos que se seguem. Parabéns a todos os intervenientes...estão no bom caminho!




OLÁ! O MEU NOME É ANDREEA, TENHO 14 ANOS E VIVO EM LUZ DE TAVIRA. EU
 GOSTO MUITO JOGAR FUTEBOL. TENHO 5 IRMÃOS QUE SÃO MAIS VELHOS. OS MEUS MELHORES AMIGOS: VALERIA, CARLOTTA E TIAGO. AS MINHAS AULAS FAVORITASSÃO: EDUCAÇÃO FÍSICA E HISTÓRIA.
                       
                                                                  Andreea, 6ºF




Olá! Chamo-me Antónia e tenho doze anos. Eu sou búlgara. Eu vivo em Tavira. Eu tenho um irmão e ele tem dezanove anos. O meu irmão vive na Bulgária. Eu não tenho animal. Eu gosto muito Portugal porque é muito bonito. Eu andava na dança e no futebol na Bulgária. Eu gosto muito da minha escola porque eu tenho muito amigas.
                                                      Antónia, 6.ºD




Olá!
O meu nome é Charlie . Eu sou Inglês e tenho 11 anos. Vivo em Tavira. Estou em Portugal desde 2018.Eu gosto de Portugal. Tenho alguns amigos portugueses.(:
                                                 Charlie, 5ºE



Olá! Eu chamo-me Bozhidar Toyaganov. Eu tenho 12 (doze) anos. Eu tenho um irmão. Ele chama-se Nikolay. A minha nacionalidade é Búlgara. Eu moro em Tavira. As minhas aulas favoritas da escola são Educação Física e Inglês. Eu muito gosto de jogar Fortnite. A minha escola chama-se D.Manuel I. Nesta escola eu tenho muitos amigos. Os meus amigos favoritos chamam-se Afonso e Lourenço.

                                                          Bozhidar, 5ºH


Olá, eu chamo‑me Gabriel! Eu sou romeno, moro aqui em Portugal há 3 anos. A minha disciplina favorita  é educação  física..

                                                   Gabriel, 8ºF



Olá! Eu sou a Jasmine Kennedy. Tenho 14 anos e sou tailandesa. Vivo em Tavira há 3 anos. Eu gosto de comer; desenhar e ir à praia no verão.  Adoro os gatos e também gosto de jogar um jogo que se chama DOTA2 no Steam.

                                                    
                                                                         Jasmine, 8º A




Eu sou o João. Sou do Brasil, mas moro em Portugal. Eu tenho 10 anos e gosto muito de Portugal e da escola, mas é muito mais difícil. Tenho algumas dificuldades. Quando eu cheguei a Portugal achei tudo estranho.     
                                                  João, 5ºH                     


Olá, sou a Kristina Emily-Joy Potts.

Tenho 13 anos e tenho um sonho:  ser atriz.
Eu gosto de ler, escrever histórias e ver filmes de romance e ação.
Eu sou de Inglaterra mas agora vivo em Tavira. Eu vivo num grande apartamento.
A minha comida favorita é massa e a minha bebida favorito é smoothie de frutas vermelhas
                                            Kristina,8ºA

                                                     
Olá, eu sou Leila Lipiec
Eu tenho 13 anos
Eu sou Polaca.  Eu nasci em Łódź
Eu vivo em Santa Margarida (Tavira) desde 2017.
Eu gosto de atuar.
                                                                      Leila, 7ºA


Olá! Eu chamo-me Lika Danylenko . Eu sou da Ucrânia, sou Ucraniana. Moro em Tavira. Eu tenho 11 anos.
Não tenho irmãos. Eu gosto desenhar e cantar. Tenho dois animais: uma gatinha e um cachorro. Gosto muito desta escola!!!

                                             Lika, 5º H

Olá! O meu nome é LUKE. Eu tenho 13 anos de idade. Eu sou de Londres, Inglaterra.
                                  
                                          Luke, 7º C




Olá! Eu chamo-me Luna Dagon. Tenho 11 anos, eu sou Francesa e eu estou em Portugal desde o ano passado. As minhas disciplinas preferidas são Educação Física e EVT. Eu tenho uma irmã que se chama Chiara. Agora tenho muitos amigos. Gostou muito de Portugal.

                                                      Luna, 6ºC



Olá, sou a Valeria Dubinina. Eu tenho 14 anos. A minha nacionalidade é ucraniana. Meu aniversário é 25 de abril, é dia da Liberdade em Portugal. Eu moro com minha mãe em Luz de Tavira. A minha família toda agora mora na Ucrânia. Normalmente, eu gosto de desenhar, tocar no piano, tirar fotografias, dançar e ouvir música. Eu gosto muito de kpop, os meus grupos favoritos são BTS e BlackPink. Quando tiver 16 anos, eu quero ir para Coreia do Sul.
  
                                                                  Valeria, 8º A



Olá, eu sou Zara Caleça.
Eu tenho onze anos.
Eu sou Inglesa.
As minhas aulas favoritas na escola são Educação Física e Inglês.
Eu moro na Porta Nova num apartamento, mas acabei de comprar uma casa na qual vamos começar a morar.

                                     Zara, 7ºA




Sem comentários:

Enviar um comentário