quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Primeiro faz um sorriso suave, em seguida franze a cara, também suavemente… Depois Mia Couto explica o significado dos versos Sou polén sem insecto/abelha sustentando/o sexo das árvores, do livro poético Raíz de Orvalho, primeira obra do autor. Mia Couto tornou-se famoso através de contos e romances e nesta obra, Vagas e Lumes, vai mais uma vez  potencializar a sua poesia.
Vagas e Lumes corresponde a uma obra poética com mais de 200 páginas e divide-se em duas partes: na primeira o autor escreve sobre o mundo e na segunda sobre aspetos do seu íntimo, mais precisamente os amores e as paixões. O livro já se encontra na editora e sabe-se que será publicado em Portugal, Moçambique, Brasil e talvez mais tarde em outros países.
Vagas e Lumes tem duas componentes. Uma sobre aquilo que chamo de vagas, que são os assuntos do mundo, a volta, a vida. E a parte dos Lumes é a parte mais íntima, os amores, as paixões, etc. “
Quanto aos versos da obra mencionada Raíz de Orvalho, Mia diz tratar-se de uma imagem poética. “Isso quer dizer que o mais importante não é o veículo, mas sim aquilo que eu quero transmitir como mensagem. A minha mensagem seria o polén, aquilo que vai fecundar alguma coisa. Pode ser por via da música, versos, escrita ou intervenção cívica. Portanto, o mais importante não é o veículo que quero trazer ali, mas é o próprio .”
Em termos de poesia, o autor conta com Raiz de Orvalho, Cidades e Divindades, Tradutor de Chuvas, e para já, Vagas e Lumes. O “inventor de palavras” reiterou ainda que se está a informar sobre a história de Gungunhane para um romance que há mais de um ano tenciona escrever.
“ Eu sou um leitor muito caótico. Estou a ler várias coisas ao mesmo tempo e a ler muito à volta de fontes históricas do século XIX em Moçambique para compreender o contexto histórico desta personagem (Gungunhane)”.

Nelson Marqueza, in  Vagas


Sem comentários:

Enviar um comentário