quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Dungeons & Dragons

 

Estes jogos têm sido estudados nos últimos anos como ferramentas importantes para desenvolver o pensamento crítico, o espírito de equipa, a resolução de problemas e outras soft skills. Além disso, utilizando dados, fichas de personagens, grelhas de jogo e figuras, também desenvolvem competências matemáticas que os jogos de mesa normalmente incluem. Indico também um link da American Library Association sobre este assunto, caso pretendam ter uma melhor compreensão do desenvolvimento social nestas atividades:


O jogo que vamos utilizar chama-se "Dungeons & Dragons" (Masmorras e Dragões), num ambiente de fantasia épica (High Fantasy) baseada na obra de J.R.R. Tolkien, entre muitos outros. A idade recomendada para começar este grupo é de cerca de 10/12 anos.

Planeamento

Esta atividade é uma proposta do EE, João Marques em parceria com a Biblioteca Escolar (BE) sendo uma atividade extracurricular, com duração de 2 horas por semana, em que o EE e um colega organizam e "dirigem", inicialmente, o jogo para um grupo de 5/7 alunos cada. À medida que o clube se desenvolve, a ideia passa por ensinar os alunos interessados a assumir esse papel de organização e direção do jogo para os outros jogadores, numa altura em que  os organizadores iniciais, ficarão apenas como auxiliares/árbitros na resolução de dúvidas sobre o jogo e deixarão a construção da história exclusivamente com os alunos.

O jogo realizar-se-á às quartas-feiras das 14:30h às 16:30h, na (BE).

Já existem inscrições, na BE para levarem para casa e trazerem com autorização do EE.




 


sexta-feira, 3 de outubro de 2025

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES (MIBE)



Todos os anos, o mês de outubro é dedicado a celebrar as bibliotecas escolares, um espaço fundamental no processo educativo e no desenvolvimento intelectual de alunos e professores.

O MIBE é uma iniciativa global que visa sensibilizar a comunidade escolar para a importância destas bibliotecas como centros de aprendizagem, cultura e inovação.

Este mês oferece uma oportunidade única para reconhecer o papel vital que as bibliotecas desempenham na promoção da leitura, no incentivo à pesquisa e no desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI. Através de diversas atividades e eventos, o MIBE permite destacar a riqueza e a diversidade de recursos que as bibliotecas oferecem, para além de mostrarem simples coleções de livros, tornam-se verdadeiros centros de descoberta e criatividade.

Este ano, o lema do MIBE é Bibliotecas escolares: A Ponte para o futuro mais sustentável, que reforça o papel das bibliotecas na formação de cidadãos críticos e preparados para os desafios do amanhã. Através deste lema, enfatiza-se a importância das bibliotecas como instrumentos de aprendizagem e como espaços que conectam os alunos ao mundo do conhecimento, oferecendo as ferramentas necessárias para um futuro mais inclusivo, sustentável e inovador.

Vamos todos participar em alguma atividade!!!



 

DIA MUNDIAL DO ANIMAL

 


Cartaz feito pela professora Célia Martins.





No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Biblioteca da Escola (espaço de discussão/reflexão e de aprendizagem), celebra o Dia Mundial do Animal (anualmente a 4 de outubro), na  perspetiva de promover os princípios da Declaração Universal dos Direitos do Animal, de forma a incrementar na escola e na comunidade educativa uma cidadania ativa, em matéria de Bem estar Animal.

Assim, podes visitar a exposição que está na tua Biblioteca e levar contigo um livro sobre animais.

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Dia Mundial da Música



O Dia Mundial da Música celebra a mais universal das linguagens humanas: aquela que transcende fronteiras, culturas e tempos, comunica emoções onde as palavras se revelam insuficientes. Desde os cânticos ancestrais que acompanhavam rituais e colheitas até às sinfonias que ecoam nos grandes palcos do mundo, a música sempre foi espelho da alma e testemunho da condição humana. Ela acompanha o riso e o lamento, a celebração e a memória, molda identidades coletivas e oferece refúgio íntimo a cada indivíduo. Neste dia, 1 de outubro, recorda-se não apenas a arte dos compositores, intérpretes e poetas sonoros, mas também a herança imaterial que se perpetua a cada melodia entoada, convidando-nos a reconhecer na música um bem essencial, tão vital quanto o próprio silêncio que a antecede.