quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

"Ulisses"

ULISSES, de Maria Alberta Menéres é uma obra recomendada para o 6º ano pelo PNL. Assim, as várias turmas do 6º ano leram o livro e foram ao teatro ver as aventuras deste singular aventureiro e...diz quem acompanhou, que se divertiram à brava com as peripécias deste Ulisses dos tempos modernos. Seguem-se algumas apreciações deste livro, dos alunos do 6ºC, a quem agradecemos a colaboração empenhada. Eu acho que as aventuras de Ulisses foram giras,mas também assustadoras. Sem a ajuda de Circe para enfrentar o mar das sereias,sem a ajuda do rei Eólo e da sua deusa protectora Minerva,que o ajudou ao longo do caminho e da sua astúcia,Ulisses não conseguiria voltar a Ítaca . Acho que em vez de matar todos os pretendentes ao trono, eu tê-los-ia expulsado de Ítaca. A parte de que eu mais gostei no livro "Ulisses" foi ele ter tido a ideia de construir um cavalo de madeira para entrar dentro de Tróia, sem os troianos perceberem. Gostei muito das aventuras de Ulisses! Inês Horta- 6ºC Eu acho que as aventuras de Ulisses são muito impressionantes e fantásticas. Eu gosto particularmente da aventura em que ele foi a Tróia, porque usou um método inteligente: ter construído o cavalo de pau e ter entrado com os seus homens (dentro do cavalo) nas muralhas troianas. Os troianos foram um bocado “totós” em pensar que aquilo era um presente e isso facilitou as coisas para Ulisses e seus guerreiros. O que eu gosto em Ulisses é que é astuto e manhoso. Tomás Alves -6ºC

Eu gostei muito das aventuras de Ulisses: Ele tem um espírito vitorioso e é muito manhoso.Ele tinha umas manhas que talvez na realidade não resultassem ou mesmo que não se pudessem fazer. Um dos aspectos mais interessantes é que ele nunca desiste e quando o povo dele está em apuros ele consegue sempre dar a volta por cima. Uma das outras razões por que gostei das aventuras de Ulisses é que ele nunca se deixava enganar. Foi por isso que gostei tanto da obra Ulisses. Luís- 6ºC

Eu acho que Ulisses é aventureiro de mais em certos casos, porque no mar das sereias não quis colocar cera nos ouvidos. Nos restantes sítios apenas fez o mais certo, mas de qualquer forma foi muito aventureiro em partir para Tróia, para a guerra… Gostei das suas aventuras, mas acho que se estivesse no lugar dele não teria coragem para fazer isto tudo.Ana Carina 6ºC

Ulisses podia ser menos manhoso, mas acho que ele tinha boas intenções ao não querer fazer guerras.A chegada à Ciclópia podia ter sido mais vagarosa, terem ido com calma e irem tomando atenção para onde iam, assim já não eram apanhados pelo ciclope. Na ilha de Circe, Ulisses podia estar de olho nos seus companheiros, mas assim a história não tinha piada nem aventuras e ninguém o lia .A capa devia ter mais tipos de cores para parecer mais aventureiro e mais divertido. Adorei este livro! Analisa - 6ºC

Na minha opinião as aventuras de Ulisses foram sempre viradas para o mal. A Ciclópia tinha um gigante que comeu marinheiros, a Eólia fez com que houvesse uma tempestade (por causa do saco de pele de um dos melhores bois), Circe transformou os marinheiros em porcos (menos Ulisses e Euríloco), a Ilha dos Infernos foi mais um obstáculo com o guardião Cérbero … Eu gostei do final do livro, porque a família de Ulisses voltou a vê-lo. Não gostei muito da primeira vez que Ulisses naufragou, e também não gostei da Ilha dos Infernos, porque lá tudo era preto, cinzento e desagradável. Também gostei da Deusa Minerva, que aparecia sempre nos momentos de perigo (só aparecia a Ulisses). Nicole Pereira - 6ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário