terça-feira, 4 de junho de 2013




O trilho das lendas de mouras encantadas de Tavira
·         Castelo

·         Fonte das Três Bicas

·         Ponte Romana



No dia 18 de janeiro de 2013, a turma do 3º C foi fazer o trilho das lendas de Tavira com as professoras Filomena e Susana. Saímos da escola às nove horas e trinta minutos, a pé.

Primeiro fomos ao castelo e lá a professora Susana contou-nos a lenda de Tavira. Falava que os cavaleiros cristãos iam conquistar o castelo de Tavira e o rei mouro ia fugir com a sua filha, mas a sua filha não queria ir com o seu pai, e então o seu pai decidiu encantá-la. E diz a lenda que para desencantar a princesa é preciso escalar o castelo da parte mais baixa até à torre, na noite de São João.

Depois fomos à fonte das três bicas e a professora Susana contou-nos a lenda da fonte das três bicas, em que o rei mouro tinha três filhas, uma loira, uma ruiva e uma morena que eram todas tão bonitas que cada cavaleiro que passava apaixonava-se por elas, mas o pai não autorizava e encantou-as. E de hoje em diante ainda não pararam de chorar.

De seguida fomos para a ponte Romana onde lanchámos e a professora Susana contou-nos a lenda da ponte Romana, que falava de uma princesa moura e um cavaleiro cristão que se apaixonaram. Um dia eles saíram às escondidas e os outros cavaleiros cristãos viram e foram contar ao rei mouro, e ele ficou tão zangado que mandou matar os apaixonados; para se salvarem, a princesa Séqua atirou-se para um lado do rio e o cavaleiro Gilão saltou para o outro lado do rio. Então é por isso que a ponte Romana está a dividir o rio Séqua e o rio Gilão.


Simão Lopes – 3ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário