sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

15 de janeiro de 1929, data do nascimento de Martin Luther King



Foi uma das maiores personalidades da história da humanidade. Lutou contra a desigualdade racial através de discursos e protestos.

Martin Luther King era um pastor norte-americano e em 1964 recebeu o prémio Nobel. Foi um dos maiores líderes contra a opressão racial.
O seu discurso mais famoso chama-se “Eu tenho um sonho” (“I have a dream”) pronunciado em 1963 no Lincoln Memorial em Washington.
Os seus ideais de justiça, não-violência e amor ao próximo eram inspirados em outro grande mestre: Gandhi.
Em 1955, coordenou um boicote aos autocarros da cidade de Montgomery. Os líderes negros da cidade decidiram boicotar o transporte após a prisão de uma mulher negra (Rosa Parks) que se recusou a ceder o lugar para uma passageira branca. Por causa do protesto, King foi preso e recebeu ameaças de morte.
Após tantos protestos, a Suprema Corte decidiu tornar ilegal o transporte público separatista. Esta decisão deu vitória ao protesto e King foi considerado um líder respeitado. Por causa disto, tornou-se presidente da Conferência de Lideranças Cristãs do Sul (organizado pelos padres negros sulistas).

Outros protestos de King:
* Campanha a favor dos direitos civis no Alabama.
* Realização de um censo para aprovar o voto dos negros.
* Luta para melhorar a educação e a moradia dos negros nos estados do sul.
* Luta contra a discriminação racial.
King não foi somente um defensor dos direitos dos negros, ele também defendia as mulheres.
Porém, em 1965, King começou a criticar a participação dos EUA na Guerra do Vietnam e a sua influência perante os negros começava a incomodar várias pessoas. Foi então que no dia 4 de abril de 1968 ele foi assassinado.
Mas até hoje ele é lembrado, discutido e estudado nas escolas. Nos EUA existe um feriado para relembrar os seus feitos e  suas lutas.


FRASES DE MARTIN LUTHER KING

“O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”.

“Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios”.

“Eu também sou vítima de sonhos adiados, de esperanças dilaceradas, mas, apesar disso, eu ainda tenho um sonho, porque a gente não pode desistir da vida”.

“Quem aceita o mal sem protestar, coopera realmente com ele".

Sem comentários:

Enviar um comentário