quarta-feira, 2 de maio de 2018

A Árvore da Vida…





      Num lindo dia de primavera, no dia 22 de março de 2017, nasceu uma simpática árvore, com raízes no coração da terra.
     - Olá, sou uma pequena e singela árvore na margem esquerda do rio… acabei de nascer e já lá bem no fundo da terra, a minha mãe dizia que a minha Hora estava a chegar!
     - A Hora, mamã, … a Hora de quê? Para quê?
     - Mais tarde, quando fores crescida, irás descobrir! Agora está na Hora de descobrires o mundo, a Hora de abrires os olhos… o mundo precisa de ti, da tua visão, do teu tato, do teu paladar, do teu olfato e da tua audição… e nunca te esqueças que vida é: Cor, Luz, Amor, Família, Natureza, Escola e todas as maravilhas do Mundo…
     A pequena árvore depressa cresceu e depressa abriu os seus olhos e …. depressa apurou os seus sentidos. Sentia a primavera a acenar e o verão com pressa para dar as boas vindas! Sentia o sol a espreitar sorrateiramente; observava o céu pintado de um azul suave, numa só tonalidade; olhava, cheirava as flores e lembrava-se do perfume da mãe, mil e uma flores… Qual delas a mais cheirosa e charmosa? Ouvia e sentia a brisa do mar a segredar aos pássaros, às crianças, quase que, como um “apelo” a uma bela sesta na praia.
    Ao seu colo acolhia meninos alegres, divertidos e muito unidos, que brincavam e imaginavam o mundo colorido, nas suas folhas de papel, construíam figuras humanas e animais com as suas preciosas folhas… verdadeiras obras de arte que, delicadamente, pedia para  pendurar nos seus ramos, com muito orgulho e amor.
     Chegado o outono e mais tarde o Natal, com a chegada do inverno, vestiu-se de outras cores, para o mau tempo se sentir confortável e acolhedor. Sentia-se despida e com frio… era a nova estação do ano a dar as suas graças.
    - Dou graças ao outono e ao inverno por beber tanta água, que me fará crescer saudável, ter belos ramos e boa sombra. Mau tempo?! Será?! Não sei se será!!! É tão bom ouvir o vento frio falar da neve. Pena a neve não chegar ao meu rio. Fico à espera que uma criança, um dia, me faça uma surpresa e se lembre de me trazer uma bola de neve ou se lembre de me vestir de branco…
    - Vou contar-vos um segredo… Sabem que uma árvore sonha? Pois é…
     - Sonho em ser um hotel para pássaros:
     “aluga-se sem preço um ninho
      com assoalhadas quentinhas
      para depenados e janela
      com vista para o rio.”
     Sonho em ser um navio, um avião, para partir à descoberta, com as minhas amigas e família.
     Sonho em ser um carro de bombeiros e com baldes de água apagar os incêndios… baldes de água? Incêndio? Sim! Um balde de água para cada amiga, apagávamos o fogo de uma vez só! Seria tão fácil… mais fácil seria não existir incêndios, que eu tenho tanto medo!
     A pequena árvore ainda tem muito para viver, muitas primaveras, muitos verões, muitos outonos, muitos invernos… dias e noites sem fim.
      - Sou apenas uma árvore na margem do rio. Descobri que com os meus olhos se vai longe. Desde que estejam abertos, bem abertos para o mundo…  descobri que temos amor nos nossos olhos, que se pode observar, sentir, ouvir, escutar e cheirar à distância… descobri que um abraço todos os dias consola a alma, em dias menos alegres.
       Para a pequena árvore, uma das bases do sonho é sermos providos de amor, vida, pela natureza e pela sociedade … mas não se esqueceu que todas têm imaginação, criatividade, para assim sonhar, sonhar, sonhar e concretizar os sonhos.
     - Lembram-se do que a minha mãe dizia, lá no fundo da terra? A minha Hora estava a chegar! Agora sim percebo a mamã. A Hora de dar Vida à terra para os seres humanos viverem felizes e em harmonia entre si e com a natureza….
    Agora os seus ramos fazem cócegas às nuvens e traçam desenhos no céu, do imaginário de cada ser humano….
Joana Domingues,  5.º A

Sem comentários:

Enviar um comentário