quinta-feira, 25 de novembro de 2021

O dia em que o mar desapareceu

 

        O meu nome é Lia. Eu moro numa casa junto à praia e todos os dias de verão vou dar um mergulho. Cada vez há mais calor por causa da poluição.

       Um dia fui à praia e só lá estava metade da água do mar. Fiquei preocupada, mas ignorei. Fui para casa, almocei e fui passear com a minha melhor amiga, a Bia. Ela mora na cidade e encontramo-nos no jardim. Eu disse-lhe que metade da água do mar tinha desaparecido por causa da poluição. Ela fez uma cara estranha.

    -Como assim?!- perguntou a Bia.

    -Sim, metade da água do mar desapareceu - respondi-lhe.

    -Isso eu sei, mas como?

    -A poluição da Terra anda a fazer o nosso planeta aquecer muito e fez a água evaporar - expliquei eu.

    -Ah…ok – disse a Bia.

Fomos embora para a minha casa, pois ela ia dormir lá. Chegámos, jantámos e estava MUITO calor, mas pronto, aguentámos. No dia seguinte estava ainda mais calor e fomos dar um mergulho, mas só havia uma mini-poça. Ficamos chocadas e muito tristes. Fomos a correr para  minha casa e começamos a pensar em ideias para motivar as pessoas a deixar de poluir. Fizemos uma lista:


Terminámos a lista e fomos logo à papelaria comprar cartolina para fazer os cartazes. Comprámos e fomos para casa fazê-los. Terminámos e eles ficaram lindos. Em seguida fomos colá-los pela cidade e falar com a presidente sobre os baldes do lixo. Ela aceitou e nós ficámos muito felizes. Depois fomos falar com as turmas e correu bem, pois quiseram participar na recolha do lixo. No dia seguinte, quando saímos as duas de minha casa, havia mais do que 100 pessoas para limpar a praia. Saltámos de tão felizes que estávamos! Fomos logo a correr para a praia. O tempo passou num instante e a água ia voltando aos poucos. Rapidamente o sol se pôs. Passados alguns dias a magia aconteceu: a água voltou ao normal.

 Bia Oliveira | Lia Pires

Turma: 5ºB

 

Sem comentários:

Enviar um comentário