quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Contos pouco políticos


A jornalista Maria Inês de Almeida desafiou 16 figuras da nossa vida política a escrever um conto infantil. O resultado chega às livrarias amanhã e a sua compra reverte a favor da UNICEF(1€ por livro).
Sobre a obra:
"Perguntei a uma criança de cinco anos o que era um político. «Um político é um pássaro com muitas cores», respondeu ela. Fiquei espantada com a prontidão da resposta. E fiquei a pensar. A definição até poderia ser a mesma caso lhe tivesse, naquela mesma altura, perguntado o que era um palhaço ou um osciloscópio, mas «o pássaro de muitas cores» não me saiu da cabeça. O político desta criança existiria? Onde se encaixariam os «pássaros» na política? Afinal, eles podem ter muitas cores mas estão longe de ser pássaros. Com este livro tentei responder a esta última questão. Lançando o desafio de escrever uma história para crianças, transformei cada político que participa neste livro num pássaro. O pássaro da sua imaginação à solta. Estes são, pois, os políticos daquela criança, os seus «pássaros de muitas cores». Assim, quando uma criança perguntar aos pais – quem escreveu estes contos? -, eles podem sempre dizer: um político. E quando elas, a seguir, insistirem – o que é um político? -, cada pai saberá de certo o que responder.
Maria Inês de Almeida

Sobre autores:
Colaboram neste livro: Ana Gomes, Ângelo Correia, António Carmona Rodrigues, Edite Estrela, Eduardo Ferro Rodrigues, Jerónimo de Sousa, Joana Amaral Dias, João Soares, José Ribeiro e Castro, Maria de Belém Roseira, Marta Rebelo, Miguel Beleza, Nuno Morais Sarmento, Odete Santos, Paula Teixeira da Cruz e Vitalino Canas.

Sem comentários:

Enviar um comentário