sexta-feira, 2 de março de 2012


Inspetor Gatotas e o Mistério da Caduca
Era uma vez uma menina chamada Margarida que vivia numa casa com um grande quintal e uma horta cheia de legumes: cenouras, alfaces, couves, tomate,rabanetes

No seu quintal, a Margarida tinha uma árvore chamada Caduca.
Um dia, depois do almoço, a Margarida foi ver a sua amiga Caduca. Quando chegou perto dela percebeu que a árvore estava cheia de sede.

- Que estranho! Ainda ontem, ao final da tarde, o avô regou-a. – Disse a Margarida para si própria. – Mas que mistério…

Não havia dúvidas, este mistério era assunto para um inspetor de longos bigodes.
Inspetor Gatotas
Não alinha em batotas
O inspetor Gatotas era um velho gato vadio que às vezes dormia no armazém das ferramentas do avô Mestre Zé.
Em boa hora, o Gatotas passou sorrateiramente por cima do telhado e viu o rato que há muito roía tudo o que encontrava na horta.
Jaquelino, o ratito do campo, estava com a cabeça debaixo da terra, e nem deu pela presença do velho gato. O inspetor Gatotas desceu rapidamente do telhado e escondeu-se atrás da Caduca a observar o que se passava. De repente, aproximou-se, torceu os bigodes e miou satisfeito:

- Miauuuu! (que significa já sei!)

O mistério estava desvendado, Jaquelino era o responsável pela sede da Caduca. A verdade era que, sem pedir autorização, escavou um túnel desde as raízes da árvore até à sua casa. Era aí, num venho alguidar de plástico verde que o ratinho tinha construído uma piscina (quase olímpica!) e por isso desviava a água que deveria matar a sede à Caduca.
Inspetor Gatotas e o Mistério da Caduca
Quando a Margarida voltou da escola, o velho Gatotas deitou-se no parapeito da janela do seu quarto e ronronou-lhe toda a história.
Na manhã seguinte, a menina e o avô taparam o túnel e foram regar a árvore com muita água.
A Caduca ficou muito satisfeita, por isso, todas as tardes, oferece uma sombra fresquinha onde o avô se deita para descansar, a Margarida aproveita para brincar e o velho Gatotas se consola a refrescar os bigodes.

(Entretanto, conta-se que o Jaquelino procurou outra horta onde morar, mas o inspetor Gatotas mia a bom miar que o ratito, depois da sua piscina secar, foi tomar banho no poço e… nunca mais ninguém o viu. Ao certo, ao certo, não se sabe o que terá acontecido…).
Autoria - 2ºB - (Profª Fátima)

Sem comentários:

Enviar um comentário