quarta-feira, 6 de maio de 2015



Foi a 6 de Maio de 1889 que a Torre Eiffel foi oficialmente aberta ao público durante a Exposição Universal em Paris. Tornou-se um ícone mundial da França e uma das mais conhecidas estruturas do mundo.
Inaugurada em 31 de Março de 1889, a Torre Eiffel foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa. Era para ser uma estrutura temporária, mas tomaram a decisão de não desmontá-la.
Tudo começou com competição de design arquitectónico para um monumento, mais de cem designs foram submetidos ao concurso. O comité do Centenário escolheu o projeto do engenheiro Gustave Eiffel, de quem herdaria o nome, da torre com uma estrutura metálica que se tornaria, então, a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem.
Com seus 317 metros de altura, possuía 7300 toneladas quando foi construída, sendo que atualmente deva passar das 10000, já que são abrigados restaurantes, museus, lojas, entre muitas outras estruturas que não possuía na época de sua construção.
Em 2009 vai ser redesenhada a plataforma panorâmica do último andar e conferir uma nova silhueta à torre, o projecto expandirá a área acessível ao público de 280 para 580 metros quadrados numa estrutura em kevlar, com projecto do arquiteto francês David Serero.
A torre é visitada anualmente por 6,9 milhões de pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário