quarta-feira, 6 de novembro de 2013



Comemora-se hoje o aniversário do nascimento de Sophia de Mello Breyner.  Aqui fica a homenagem que lhe é prestada no Canto das Palavras.


Porque os outros se mascaram mas tu não
 Porque os outros usam a virtude
 Para comprar o que não tem perdão.
 Porque os outros têm medo mas tu não.
 Porque os outros são os túmulos caiados
 Onde germina calada a podridão.
 Porque os outros se calam mas tu não.

 Porque os outros se compram e se vendem
 E os seus gestos dão sempre dividendo.
 Porque os outros são hábeis mas tu não.

 Porque os outros vão à sombra dos abrigos
 E tu vais de mãos dadas com os perigos.
 Porque os outros calculam mas tu não.

Sophia de Mello Breyner Andresen




AS AMORAS

 O meu país sabe a amoras bravas
 no verão.
 Ninguém ignora que não é grande,
 nem inteligente, nem elegante o meu país,
 mas tem esta voz doce
 de quem acorda cedo para cantar nas silvas.
 Raramente falei do meu país, talvez
 nem goste dele, mas quando um amigo
 me traz amoras bravas
 os seus muros parecem-me brancos,
 reparo que também no meu país o céu é azul.

Sophia de Mello Breyner Andresen

Sem comentários:

Enviar um comentário