sexta-feira, 1 de novembro de 2013



Hoje em dia, os jovens convivem cada vez menos em virtude das novas tecnologias. Há casos em que apenas conversam por meio da Internet, muitas vezes desconhecendo o seu interlocutor.

Foi este o comentário apresentado aos alunos do 9ºD para que escrevessem um texto argumentativo manifestando a sua posição face ao tema proposto.

Hoje em dia quem é que não tem um telemóvel? Quantas são as pessoas que estão a “ouvir” este texto que não têm facebook ou não estão ligadas a outras redes sociais?
A resposta é com certeza… ninguém! Ou, se não têm, estão a pensar em ter. Por isso, posso afirmar com a maior segurança que a Internet é a mais recente e a mais moderna “droga” dos jovens.
Pois! Eu não me enganei! Eu disse mesmo “droga”! Ou acham que estou a dizer alguma loucura?
Aposto que mais de metade das pessoas que aqui estão, a primeira coisa que fazem quando chegam a casa é ligar o computador e ir ao facebook.E admitam lá! Não é tão bom chegar a casa e ver mais um like na foto de perfil, ou então, ir ver o que o outro publicou?... Nunca vos aconteceu terem um teste no dia seguinte e dizerem para vocês mesmos: “vou só ver uma coisinha, não demora nem cinco minutos!”? E quando voltam a olhar para o relógio já passaram duas horas e ainda têm tudo para estudar!...
Mas sabem o que mais me enerva? São aquelas pessoas que se metem a falar com pessoas que não conhecem de lado nenhum! Vocês nem imaginam o que eu me rio quando pergunto “ Com quem estás a falar?”. “Com o Pedro… “,responde-me a pessoa. “Qual Pedro?” Continuo eu, insistindo.” Ah! É um amigo meu virtual!”, responde-me a mesma pessoa.
Aí, a única coisa que penso é “coitado/coitada”! Vai apanhar um desgosto, quando descobrir que, provavelmente, é só um “maluco” à procura de companhia!
 Existe tanta gente que acha que a tecnologia é uma coisa boa! Mas, quando lhes pergunto a razão, dizem sempre a mesma a coisa: “Sem a Internet como é que comunicamos?” Aí sim, não escondo um sorriso de gozo, e digo:” E então escrever uma carta? Aposto que um pai no estrangeiro ou uma avó doente preferem muito mais uma cartinha escrita à mão com personalidade do que um email sem graça nenhuma.”
Por isso, antes de este texto terminar e concluir o meu argumento, tenho um segredo para vos contar: ontem disse à minha mãe para me ir buscar à biblioteca, mas, depois, acabei por ficar na escola. Se a minha mãe não me tivesse telefonado, ainda hoje estaria na escola…
                                              … Por isso talvez a tecnologia não seja assim tão má!    

                                                                       Maria Beatriz Abrantes, 9ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário