domingo, 12 de abril de 2015

Cogumelos comestíveis e venenosos



Um dia fui a S. Brás aprender como se identifica e distingue os cogumelos comestíveis dos venenosos. Fui com a minha mãe, o meu pai, a minha tia Goreti e as minhas primas Maria e Angélica.
Quando começámos a andar encontrámos um cogumelo amarelo, mas este era venenoso porque estava mole.
Continuámos a andar até que encontrámos um outro cogumelo e eu perguntei à minha mãe:
— Mãe, este cogumelo é comestível?
— Sim, filho, este é comestível porque não está mole, não tem bichos e está saudável. — Disse a minha mãe.
— Então podemos levá-lo?
— Sim, podemos cozinhá-lo mais tarde ao jantar. — Explicou ela.
Eu apanhei o cogumelo e coloquei-o no cesto.
Andámos mais um pouco e avistámos outro cogumelo. Eu tive de subir um monte, mas consegui chegar lá e apanhei-o, só que este não era comestível: era branco e tinha umas pintas vermelhas, estava mole e não era saudável.
A seguir fomos para o carro, comemos um lanche e fomo-nos embora. Foi um dia muito agradável!
           Afonso Camacho, 5ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário