sábado, 26 de abril de 2014



Adamastor…um final feliz

Adamastor, um gigante dos mares, que aterrorizava navegadores portugueses no caminho para o Oriente, em África, num momento de fraqueza, acabou por desabafar o seu amor por Tétis a Vasco da Gama. Tétis, filha da deusa dos mares, era uma bela ninfa, mas nunca deu importância a Adamastor. 
Este, por seu turno, sabia que, por ser feio e horrendo, nunca teria qualquer hipótese com Tétis. Então, decidiu declarar guerra a Neptuno, como já tinha compartido durante a guerra entre deuses e titãs. Um dia, viu-a a sair da praia, nua, e logo a sua paixão despertou, e nunca mais sentiu maior paixão. Adamastor acabou por informar Dóris, mãe de Tétis, sobre o seu desejo de conquistar a ninfa através da guerra. Dóris contou à filha, e Tétis disse que um amor entre uma ninfa e um gigante era impossível. Adamastor, já sem pensar na guerra, numa noite prometida por Dóris, viu o rosto lindo de Tétis, sozinha e despida. Correu para ela, beijando-a. Ele julgava abraçar Tétis, mas afinal era apenas um monte. Adamastor abraçava o monte como se abraçasse Tétis, transformando-se num penedo, o Cabo das Tormentas. O gigante, triste, abalado e furioso, partiu para outros lugares onde encontrasse quem não se risse dele e do seu desgosto. Como se não bastasse, Tétis cercava-o e envolvia-o nas suas águas, constantemente. 
O que o gigante não esperava era que Tétis, num dia de sol intenso, voltasse a rodeá-lo e a envolvê-lo nas suas águas, mas, desta vez, tinha aparecido a Adamastor para lhe pedir desculpa e declarar-lhe todo o seu amor. O monstro, incrédulo, interrogou Tétis sobre aquele amor tardio, e esta defendeu-se alegando que sempre receava os comentários das outras deusas. Adamastor, feliz, correu para ela e beijou-a, mas desta vez não era ilusão, era mesmo a bela ninfa, a sua amada Tétis.        

Bruna Silva, 9.º C  

Sem comentários:

Enviar um comentário