quarta-feira, 23 de abril de 2014






 Levou-me um livro em viagem
 não sei por onde é que andei
 Corri o Alasca, o deserto
 andei com o sultão no Brunei?
 P’ra falar verdade, não sei

 Com um livro cruzei o mar,
 não sei com quem naveguei.
 Com marinheiros, corsários,
 tremendo de febres e medo?
 P’ra falar verdade não sei.

 Um livro levou-me p’ra longe
 não sei por onde é que andei.
 Por cidades devastadas
 no meio da fome e da guerra?
 P’ra falar verdade não sei.

 Um livro levou-me com ele
 até ao coração de alguém
 E aí me enamorei -
 de uns olhos ou de uns cabelos?
 P’ra falar verdade não sei.

 Um livro num passe de mágica
 tocou-me com o seu feitiço:
 Deu-me a paz e deu-me a guerra,
 mostrou-me as faces do homem
 – porque um livro é tudo isso.

 Levou-me um livro com ele
 pelo mundo a passear
 Não me perdi nem me achei
 – porque um livro é afinal…
 um pouco da vida, bem sei.

O G é um gato enroscado, João Pedro Mésseder

Sem comentários:

Enviar um comentário