quinta-feira, 2 de outubro de 2014



As Nações Unidas comemoram hoje o Dia Internacional da Não Violência, numa data escolhida pela Assembleia Geral em homenagem ao dia do nascimento do líder indiano Mahatma Ghandi.

Em mensagem sobre a efeméride, o secretário-geral da ONU afirmou que através do seu exemplo, Ghandi «provou que protestos pacíficos podem realizar mais do que agressão militar».
Segundo Ban Ki-moon, neste momento de alta da violência sectária e destruição de monumentos de herança cultural, é «oportuno lembrar o apelo de Ghandi à paz e à reconciliação».
O chefe da ONU mencionou a necessidade de diálogo e entendimento e disse que é preciso «promover a cultura da paz».
Ban afirmou que a educação pode estabelecer as bases para o desenvolvimento de novas formas de cidadania global e solidariedade que são «tão essenciais no mundo de hoje».
Acrescentou que não há ferramenta melhor que a educação para melhorar a dignidade humana, promover a cultura da não-violência e construir a paz duradoura.
Nesta data, o secretário-geral pediu que todos combatam «as forças da intolerância, e avancem com a cidadania global e a solidariedade humana com base na filosofia de não violência de Mahatma Ghandi».


In Diário Digital

Sem comentários:

Enviar um comentário