quinta-feira, 25 de outubro de 2018

As letras também se comem

                                       DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO -16/10/2018

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro, o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945.
A Biblioteca associou-se a esta efeméride, contando a história "Eu nunca na vida comerei tomate", da autoria de Lauren Child . Estiveram presentes três turmas do 3º ano, que ouviram atentamente a história da pequena Lola que, tal como muitos meninos da sua idade, não é uma criança fácil na hora das refeições. Mas Charlie, o seu irmão mais velho, dá a volta à situação!  Lola faz birras e não gosta nada de comer ervilhas, cenouras, batatas, cogumelos, esparguete, ovos e salsichas estão fora de questão e diz que nunca na vida comerá tomate! Na hora da refeição, o paciente irmão vai juntar uma boa dose de imaginação a cada alimento, para tentar dar a volta à esquisitinha Lola. 


A aluna Bárbara Trindade, do 3ºC, escreveu um texto, do qual retiramos este precioso testemunho. Parabéns, Bárbara! Esperamos-te na próxima aventura...


             No dia 16 de outubro fui à biblioteca da minha escola.
          Lá, eu e os meus colegas de turma ouvimos a história “ Eu nunca na vida comerei tomate” que falava sobre dois irmãos, o Charlie e a Lola. Quem nos contou a história foi a professora Isabel Pinheiro.
          A menina Lola não gostava de comer alguns alimentos saudáveis. Então, o Charlie engendrou um plano para a irmã começar a comê-los.
(... )Naquele dia, a menina comeu todos os alimentos saudáveis que o irmão lhe deu e gostou. Entretanto… a história acabou.
          A seguir, fomos escrever, numa tabela, alguns alimentos saudáveis e alguns alimentos não saudáveis. Também descobrimos nomes de frutas e de legumes em sopa de letras. Por fim, provámos todos os alimentos que o Charlie deu a provar à Lola.
            Adorei esse dia! Foi fantástico!”

                                                                                       Bárbara Trindade - DM-3C





Sem comentários:

Enviar um comentário