quinta-feira, 26 de abril de 2012


                           
                                   UMA GRANDE AVENTURA
 Há muitos anos atrás, um pobre camponês era triste, pois para ser feliz queria ter de volta algo que a rainha má lhe tinha roubado. Ele foi pedir conselhos a um velho, que vivera no palácio. Pôs num saco, comida, água, agasalho e algo para se proteger. No dia seguinte, partiu no seu burrinho, numa madrugada fria de nevoeiro. No caminho vê um rato a afogar-se num rio. O camponês atirou-se à água, apesar desta estar gelada e salvou-o. O rato ficou grato e o camponês, com a sua bondade, fez mais um amigo!
     No decorrer da viagem passaram por uma montanha, mas acharam que iam demorar tempo na subida; arriscaram, então, ir por uma gruta onde sabiam existir muitos perigos.
     Depois de muito andarem, chegaram ao palácio da rainha má. O camponês mal lá chegou foi preso  só porque pedira que lhe devolvessem o que a ele pertencia.  
     O burro e o rato, ao ouvirem tal, planearam que o burro daria um coice no guarda e o rato pegaria nas chaves e tirá-lo-ia dali. Ao porem o plano em prática, libertaram-no.
    Em seguida o camponês disfarçou-se de cozinheiro e na comida pôs umas ervas que provocaram o sono a todos os habitantes do palácio, incluindo a rainha má. Cuidadosamente e cheio de medo, o pobre camponês tirou a chave que estava presa num fio ao pescoço da rainha e libertou então o que ele procurava. Nada mais, nada menos do que a princesa!
  Quando iam no caminho de regresso, na floresta, foram vítimas de uma emboscada. Os soldados da rainha má iam atacar e os aldeões amigos do nosso querido camponês salvaram-no, porque o consideravam um herói por ter salvado a princesa das garras da rainha má.
   Com a ajuda do povo prenderam a rainha má e a princesa e o camponês passaram a governar o reino com justiça!   

Marta Inácio - 5ºB
Profª Paula Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário