sexta-feira, 20 de abril de 2012


                                              PERCURSOS GERAÇÕES 


O Agrupamento Vertical de Escolas D. Manuel I associa-se, através das Ações de Formação para Adultos em Competências Básicas e das bibliotecas escolares, à comemoração do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre as Gerações - 2012.

PERCURSOS GERAÇÕES é um programa estruturado a pensar no envolvimento ativo dos formandos das Ações de Formação para Adultos em Competências Básicas, através de diferentes atividades que possibilitem a recuperação e a partilha de diversos saberes, bem como a descoberta de novas linguagens e realidades vivenciais.

Objetivos:

à Contribuir para o efetivo envelhecimento ativo;
à Desenvolver ações que possibilitem a recuperação e a valorização dos saberes individuais e coletivos;
à Promover a relação entre gerações, estabelecendo laços de solidariedade e a não discriminação com vista a uma maior coesão social;
à Contribuir para o fortalecimento da auto-estima;
à Promover o intercâmbio de conhecimentos e de experiências.
 Rodas de Contos
Sessões de contos baseadas nas histórias de tradição oral, partilhadas entre gerações. As sessões são realizadas nas BE e dinamizadas pelos formandos e por alunos de uma turma convidada.
 Outros olhares
Visita a exposições de arte e património arquitetónico, de acordo com a oferta existente no concelho, e a cenários reais de vida quotidiana (Mercado municipal, CCPlaza, Bombeiros Municipais, Parque da Água …)
 Segredos do Ofício
Apresentação e partilha de conhecimentos específicos de diversas áreas profissionais dos formandos. As sessões são destinadas aos alunos mais novos e realizar-se-ão nas escolas pólo e nas EB de Tavira. Esta ação integra igualmente, sessões destinadas aos formandos e dinamizadas por convidados externos.
 Joga
Recuperação de jogos tradicionais, individuais e de grupo, em sessões abertas a alunos do 1º ciclo, a dinamizar nas escolas pólo e nas EB de Tavira.
 Parceiros:
 Bibliotecas Escolares
Bombeiros Municipais de Tavira
Centro Comercial Gran Plaza
Câmara Municipal de Tavira
Museu Palácio da Galeria
BM Álvaro de Campos
C Ciência Viva 

Sem comentários:

Enviar um comentário