domingo, 8 de abril de 2012


                                      QUERIDA FILHA


Há muito tempo, no meio do bosque, vivia um pobre camponês (e esse era eu), que não tinha nada, mas era muito feliz ao lado da sua filha, que, por tão bonita, tinha muitos pretendentes que estavam sempre à sua porta…
Farto disto, decidi pedir a uma família minha conhecida para ficar a tomar conta da minha filha. Assim ficou combinado, sempre que pudesse, iria visitá-la.
Um dia quando lá fui, deparei-me com um cenário que me deixou intrigado, não estava ninguém. Mas encontrei um bilhete que dizia:

<> <><>
Vendemos a tua filha,

Para ganhar dinheiro,

Achamos que não te ias

Importar, assim não tens que te preocupar onde a vais deixar…

Obrigada… 
  Desesperado gritei:

  -“Ai! O que vai ser de mim sem a minha querida filha?”
Fui para casa, mas a partir daquele momento os meus dias passaram a ser um verdadeiro inferno!

Certo dia quando andava muito atarefado no trabalho, apareceu-me um pássaro que cantava uma doce melodia, mas quando parou rematou:
 “- Eu sei onde está a tua filha!”
 “-O quê, quem, como!?”- perguntei eu muito admirado.
  “- Eu, sei onde está a tua filha, do outro lado da colina, num castelo muito feio, mesmo no cimo da montanha, com um rei e uma rainha com cara de maus…”- insistia o pássaro.
Mal ouvi isto peguei na carroça, em alguma comida, água e desapareci…
Ao fim de alguns dias de viagem passei por uma zona negra, de onde apareceram milhares de fadas más que me lançaram todos os tipos de feitiços. Partiram-me a carroça toda, só deram tempo para eu saltar para cima do cavalo e fugir. Só parei quando avistei um castelo no cimo de uma montanha (era realmente feio) …
Comecei a subir, mas quando cheguei ao topo deparei-me com guardas, com cara de maus, que pareciam que já estavam à minha espera (como é que sabiam que eu vinha a subir a montanha é, e continuará a ser um verdadeiro mistério), os guardas pegaram em mim e levaram-me ao rei e à rainha para decidir o que fariam comigo.
“-O que me esperava?” Quando lá cheguei assustei-me, eram mesmo feios: com nariz comprido, boca de lado e sem dentes mas, sobretudo, eram gordos e tinham mesmo cara de maus! Depois de muito pensarem, decidiram...   
Daí a uns instantes, lá estava eu, no meio de duas verdadeiras feras. Muito assustado comecei a correr pela arena. De repente apareceu um sábio, não sei de onde, mas parecia que trabalhava para o rei, que, por mais estranho que pareça, me deu conselhos:
-Se não queres acabar como eu, engana-os para ver se chocam um com o outro…
E desapareceu sem deixar rasto, nem me deixou agradecer!
Fiz exatamente o que o sábio me disse, e resultou…
Assim que as feras chocaram, nem pensei duas vezes e fui à procura da sua filha, que, nesse preciso momento, se entrava na igreja para se casar com o filho do rei, uma criatura ainda mais feia do que os pais. Ao fim de muito procurar, cheguei à igreja do castelo, avistei a noiva que era precisamente a minha filha, havia acabado de se sentar…
Eu, sem pensar, interrompi a cerimónia:
-Ela não se pode casar!
-Porque não? – Perguntou o rei
-Porque… Porque… Porque não tem a roupa certa… - rematei eu. -Eu sim, tenho-a - continuei.
O rei de tão ingénuo que era deixou-a ir…
Peguei nela e fugimos dali em cima do cavalo.
No caminho de regresso fomos perseguidos por monstros horríveis com pés gigantes que nos tentaram agarrar mas, por serem tão trapalhões e por terem os pés tão grandes, tropeçavam e caíam e discutiam entre eles... Nós aproveitamos e fugimos como se não houve-se amanhã.
Chegados a casa, à porta estavam muitos rapazes. Á espera de quem? perguntam vocês. Já se esqueceram da minha filha? Ela tinha muitos pretendentes…
Eu decidi que estava na altura de a deixar seguir em frente e escolher o seu amor. Assim foi, ela escolheu quem queria, e viveram juntos e felizes para todo o sempre… E eu também encontrei a paz ao lado da mãe desse rapaz…
E agora aqui para nós, esta história é tudo mentira!   
       
JOANA LOURENÇO

Sem comentários:

Enviar um comentário