quinta-feira, 23 de janeiro de 2014


Fazer ao calhas
não é uma solução
mas sim o início
de uma confusão.

A vida tem que se aproveitar
porque para sempre
ela não vai durar.

Toda a gente
começa uma confusão
ou é por nada
ou por um pedaço de pão.

Toda a gente quer
dinheiro e imortalidade
mas eu só quero
paz e humildade.

A vida ensinou-me
a viver, a sorrir, a sonhar
mas especialmente
a amar.

Podes-me dar tudo e
eu vou negar
porque é com os
amigos e familiares que quero estar.



Mariana Mêda nº20, 6ºD


TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS DO 6.º B





A AMIZADE

Na minha opinião, a amizade é, no fundo, uma relação entre duas ou mais pessoas. Esta relação consiste em ser generoso, presente, leal e honesto. Vou dar-vos alguns exemplos.
Imagina que uma amiga tua te empresta a sua camisola preferida. Tu sujas essa camisola e, na máquina de lavar, esta encolhe. Neste caso, tu podias comprar uma igual e fingir que nada aconteceu, podias entregar-lhe a camisola como estava e dizer que já estava assim, e muito mais. As hipóteses eram infinitas mas, apenas uma, é digna de alguém leal e honesto: davas a camisola, confessando o teu erro e pedindo desculpa.
Outro exemplo: tu e o teu amigo estão a jogar à bola e a bola, com o xuto do teu amigo, vai parar à casa do vizinho deste. Esta acerta no carro, que estava na garagem e deixou marca. O teu amigo vai tentar recuperar a bola e tu, por pior que fosse o momento, és um amigo presente e vais apoiá-lo. Bem que podias fugir ou dizer ao vizinho que a culpa não era tua nem do teu amigo, ou que a bola não lhes pertencia.
É hora do lanche e tu e a tua amiga estão esfomeadas. Tu tinhas trazido um lanche de casa e a tua amiga não. Neste caso, as hipóteses eram duas. Se fores generoso, repartes o lanche. Se não fores, comes tu o lanche todo. Como  tu és generosa, repartes o lanche com a tua amiga.
Isto sim é a amizade: lealdade e honestidade, presença, generosidade e muito mais.

Matilde Garcia
N.º 20, 6.º B
10/01/2014






A amizade

A amizade é a confiança
De termos alguém ao nosso lado
Os amigos são a esperança
De um coração confortado.

Ter um amigo é um tesouro
O maior que um homem pode ter
Não há riqueza nem ouro que os faça perder.

A sinceridade é a base da amizade
Qualquer amigo que diga o que pensa
Temos que aceitar com toda a bondade
Não pode ficar nenhuma ofensa.






Raquel Silva
Nª24, 6.ºB




A amizade é divertida!
Serve para brincar e ajudar
Quem não quer ser amigo
Não brinque comigo!

Brincar e dialogar
É uma forma de amar
Entre amigos muito fazemos
Sobretudo conversar.

Ser fiel é muito importante
Ser confidente ainda mais.
Contudo devemos respeitar
Os nossos laços fraternais.

Devemos crescer com bondade.
Com amor no coração.
O lema da amizade!
É oferecer até mais não…

Ajudar o próximo é sempre bom.
Não pensar só em mim.
Dar ao amigo um bombom.

Ser solidário é importante
Ajudar o próximo é gratificante
Quando amor oferecemos
Amor recebemos!

 Ana Laura dos Reis José Silva
6ºB, n.º2



Era uma vez uma menina chamada Maria José, cujo sonho era ser jogadora de futebol. Por isso toda a gente lhe chamava Zé. Ela gostava muito de competir com tudo o que era rapazes, pois vestir saias e pôr lacinhos não era para ela.
Já toda a gente se começava a aperceber de que ela gostava sempre de ganhar, fosse ao  que fosse, porque , caso contrário, ficava chateada com tudo e todos.
Às vezes até é muito egoísta com as pessoas,  mesmo com as da sua família.
Ela nunca tinha ouvido falar nas palavras AMIZADE e SOLIDARIEDADE, por isso não tinha amor por ninguém.
Quando ela se aproximava do campo de futebol mandavam-na embora, pois ela não se sabia comportar em frente aos rapazes só para demonstrar que era a maior.
-Posso jogar convosco?- perguntava ela já a entrar no campo.
-Não Zé, vai-te embora, desculpa eu estar a fazer-te isto, mas tu és egoísta e queres sempre ser o centro das atenções!-exclamou o Júlio.
Nesse dia, ela ficou muito triste e, quando chegou ao pé da mãe, começou a chorar e disse-lhe:
-Mãe, ninguém quer jogar comigo futebol.
-Porquê? E porque é que estás a chorar? -perguntou a mãe, preocupada.
-Estou a chorar porque hoje mandaram-me embora do campo de futebol, e disseram que eu não sabia o significado das palavras AMIZADE e SOLIDARIEDADE…
-Mas não sabes o que é a AMIZADE?
-Muito sinceramente, não!- sussurrou ela muito envergonhada.
-Eu explico-te: A AMIZADE é a relação afetiva entre as pessoas, e o relacionamento que estas têm de afeto umas com as outras, a AMIZADE não precisa de acontecer com pessoas iguais com os mesmos gostos e vontades, a AMIZADE é respeitar as pessoas como elas são e não tentar alterar a sua maneira de ser- respondeu a mãe com muita calma e paciência.
-Muito obrigada mãe, gosto muito de ti!
No dia seguinte, a Zé falou disto a todos os seus amigos, e pediu-lhes desculpa.
Eles aceitaram e tudo ficou bem, a Zé passou a ter necessidade de compreender os outros e ajudá-los e assim a menina percebeu o significado das palavras AMIZADE e SOLIDARIEDADE.
                                                            
 Miguel Carvalho 6ºB, n.º 21






                     Amizade
A amizade é...
Os amigos ou família estarem sempre connosco, nos nossos bons e maus momentos.
A paz entre todos; o carinho, os momentos e especialmente o amor que partilhamos.
Não fazer distinções entre as raças. Pois os nossos amigos podem ser brancos ou negros ou de outra raça qualquer.
Não sermos invejosos, nem interesseiros.
É tudo de bom que acontece entre amigos.


Maria Baioa 6º B, n.º 18


A Amizade

A amizade é algo muito importante, é um sentimento muito poderoso que ajuda a ver as coisas doutra maneira. É extremamente importante termos amigos porque estes ajudam-nos nos maus e bons momentos da nossa vida. Eu tenho duas amigas e sei que posso confiar totalmente nelas, posso contar-lhes segredos sem que elas falem com outras pessoas alheias aos mesmos. Estou sempre disposta a ajudar os meus amigos, quero que eles estejam sempre presentes na minha vida, muitos ou poucos não interessa, desde que sejam verdadeiros.



Adoro os meus amigos e os momentos que passo com eles.


Sara Pacheco Nº26, 6.ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário